Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
Pesquisar
Lendo: Universidades e estudantes cobram orçamento para atingir metas do novo Plano Nacional de Educação
Compartilhar
Aa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Aa
Pesquisar
Follow US
  • Advertise
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Nacional > Universidades e estudantes cobram orçamento para atingir metas do novo Plano Nacional de Educação
Nacional

Universidades e estudantes cobram orçamento para atingir metas do novo Plano Nacional de Educação

3 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

18/06/2025 – 18:32  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Manuella Mirella, presidente da União Nacional dos Estudantes

Em audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (18), entidades ligadas a instituições, professores e estudantes universitários foram unânimes no pedido de reforço orçamentário para a viabilização das metas de acesso e de qualidade do ensino superior previstas no novo Plano Nacional de Educação (PL 2614/24).

A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, foi enfática na defesa de investimento de, no mínimo, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. “O novo PNE não pode ser um documento de palavras mortas. Que o orçamento robusto seja direcionado à educação. Sem orçamento, a gente não consegue garantir qualquer meta discutida nesse novo plano ou em qualquer outro”, ressaltou.

O vice-presidente regional do Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes), Emerson Monte, foi na mesma linha. “Sair do patamar de pouco mais de 2 mil dólares por estudante, que é mais ou menos a média de investimentos em educação pública no nosso país, é uma necessidade.”

Representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Marcelo Pereira, reclamou do atual investimento público. “A nossa grande luta é pela qualidade da educação superior, e a gente não abre mão disso. Contudo, há uma grande preocupação que ameaça esse patrimônio público: é o orçamento escasso que historicamente tem sido passado para as nossas universidades”, apontou.

Metas
O debate foi realizado pela comissão especial que analisa o novo PNE. Até 2034, o plano tem meta de elevar para 40% o índice de jovens de 18 a 24 anos com acesso à graduação (hoje é de 21,6%) e de jovens de 25 a 30 anos com educação superior completa (atualmente é de 22,6%). Também busca a elevação gradual do número de concluintes até a média de 1,6 milhão de alunos por ano (hoje são 1,3 milhão, sendo 1,1 milhão na rede privada), com pelo menos 300 mil titulações em instituições públicas (hoje são 257 mil).

Também há previsão de que o PNE aumente para 70% o índice de docentes em tempo integral, hoje em 56%, e para 95% o percentual de mestres e doutores em trabalho efetivo (hoje o marco é de 85%) nas instituições de ensino, conforme destacou o diretor de estatísticas do Inep, Carlos Eduardo Moreno. “Mais do que a meta numérica, a gente está falando aqui de uma estratégia de escolarização. Isso está na média de países como a Alemanha, por exemplo, e superior à do Chile, cuja estratégia de escolarização leva em conta a educação profissional articulada com a educação superior”, afirmou.

O diretor da área no Ministério da Educação, Adilson de Carvalho, citou uma série de políticas em curso para viabilizar essas metas. A lista inclui o Programa Bolsa Permanência (16 mil beneficiados com R$ 1.400 mensais), o Pé-de-Meia Licenciaturas e a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), criada pela Lei 14.914/24 e em fase de regulamentação.

“Todas essas iniciativas fazem parte do esforço do governo federal de enfrentar o problema do acesso e da permanência de forma sistêmica. E aí incluo o esforço de recomposição orçamentária da rede federal. O Enem, esse ano, passa a ser certificador também, então, você acrescenta um número maior de estudantes eletivos para o ensino superior”, disse Carvalho.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Moses Rodrigues, relator da comissão especial

Democratização do acesso
Entre as ações voltadas para a democratização do acesso ao ensino superior, Carvalho destacou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com quase 4 milhões de vagas ofertadas desde que foi criado, em 2010; o Programa Universidade Para Todos (ProUni), com 7 milhões de bolsas ofertadas e 1,5 milhão de diplomados em 20 anos; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com 2,9 milhões de financiamentos concedidos e 1 milhão de diplomados.

No entanto, o relator da comissão, deputado Moses Rodrigues (União-CE), apontou novos desafios em torno dessas políticas públicas. “Considerando que o projeto de lei do novo PNE propõe ampliar a taxa de acesso à graduação para 40% de jovens de 18 a 24 anos, é sabido que, apesar do número expressivo de bolsas, o ProUni tem registrado índices preocupantes de ociosidade. E observamos uma queda expressiva no número de candidatos ao Fies”, afirmou.

O deputado Átila Lira (PP-PI) pediu especial atenção ao orçamento do ProUni, do Fies e dos institutos federais, enquanto a deputada Professora Goreth (PDT-AP) cobrou financiamento diferenciado para superar desigualdades de acesso de estudantes e formação de professores na região amazônica.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Ana Chalub

Tags: Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto que define como infração grave atirar objetos para fora do veículo
Próximo artigo Comissão aprova regras para incentivar o uso da musicoterapia em tratamentos terapêuticos

Mais notícias desta categoria

Especialistas defendem reforma administrativa com foco em melhores serviços e fim de privilégios

1 semana atrás

Comissão aprova projeto que institui política de apoio ao turismo rural

1 semana atrás

Comissão aprova projeto que aumenta pena para estelionato praticado com “golpe do amor”

1 semana atrás

Cancelado debate sobre vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional

1 semana atrás

Cancelado debate sobre financiamento do Samu

1 semana atrás

Comissão aprova projeto que dá previsão legal para Disque 100 e prioriza pessoa idosa na telessaúde

1 semana atrás

Comissão aprova aumento de pena para furto de medicamento de alto custo do SUS

1 semana atrás

Comissão aprova medidas para inclusão de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho

1 semana atrás

Motta: reforma administrativa é um pacto republicano pelo futuro do Brasil

1 semana atrás

Comissão aprova criação de delegacias especializadas no atendimento a torcedores

1 semana atrás

Superendividamento de idosos preocupa deputados e especialistas; assista

1 semana atrás

Comissão aprova exigência de justificativa técnica para rejeição de laudos periciais por juízes

1 semana atrás

Talvez você também goste

Especialistas defendem reforma administrativa com foco em melhores serviços e fim de privilégios

Comissão aprova projeto que institui política de apoio ao turismo rural

Comissão aprova projeto que aumenta pena para estelionato praticado com “golpe do amor”

Cancelado debate sobre vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional

Cancelado debate sobre financiamento do Samu

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Esqueceu sua senha?