Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
Pesquisar
Lendo: Câmara aprova projeto que aumenta penas para furto, roubo e receptação de combustível
Compartilhar
Aa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Aa
Pesquisar
Follow US
  • Advertise
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Nacional > Câmara aprova projeto que aumenta penas para furto, roubo e receptação de combustível
Nacional

Câmara aprova projeto que aumenta penas para furto, roubo e receptação de combustível

1 semana atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

02/09/2025 – 20:20  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Ricardo Abrão, relator do projeto

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o crime qualificado de furto ou roubo de petróleo, gás natural e outros combustíveis. A proposta será enviada ao Senado.

De autoria do deputado Juninho do Pneu (União-RJ), o Projeto de Lei 1482/19 foi aprovado nesta terça-feira (2) com substitutivo do relator, deputado Ricardo Abrão (União-RJ). O texto do relator também cria novos crimes contra a ordem econômica relacionados à receptação desses produtos roubados.

No caso do furto, a pena será de reclusão de 4 a 10 anos, a mesma para casos em que são usados explosivos em qualquer outro tipo de furto.

A pena será aumentada de 1/3 se o crime for praticado por duas ou mais pessoas, com abuso de confiança, valendo-se de vínculo atual ou passado (ex-empregado, por exemplo) com a empresa prejudicada ou se o criminoso for ocupante de cargo, emprego ou função pública.

O aumento de 1/3 valerá ainda se a extração do produto depender da destruição ou rompimento de obstáculo para acessar o combustível.

O aumento da pena será de 2/3 quando do crime resultar a suspensão ou a paralisação das atividades do estabelecimento, incêndio, poluição efetiva ou potencial ao meio ambiente, desabastecimento, lesão corporal grave ou morte.

Roubo
Em relação ao roubo, cuja pena padrão já é de 4 a 10 anos e multa, o projeto prevê o aumento de 1/3 à metade para combustíveis. O aumento de 2/3 será para os mesmos casos citados no furto.

Em ambos os crimes (furto e roubo), a caracterização engloba a subtração de petróleo e derivados, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes, biocombustíveis e óleos lubrificantes.

A subtração pode ser de estabelecimentos de produção ou de qualquer instalação de armazenamento e de transporte de combustíveis, incluindo dutos e unidades de transporte em qualquer modal.

Ordem econômica
Dois novos crimes contra a ordem econômica são incluídos na Lei 8.176/91 mirando os receptadores desses produtos quando souberem ser produto de crime ou presumir que o sejam.

Assim, estão sujeitos a reclusão de 3 a 8 anos e multa, quem receber, transportar, armazenar ou vender esses combustíveis. Para efeito legal, qualquer forma de comércio irregular ou clandestino, inclusive o exercido em residência, será equiparado à atividade comercial.

O crime é punível ainda que o autor do roubo ou furto seja desconhecido ou isento de pena.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Juninho do Pneu, autor da proposta

Com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa, também será crime contra a ordem econômica adquirir, receber ou manter em estoque esses combustíveis em proveito próprio ou alheio quando houver condições de o acusado ter presumido que foram obtidos por meio criminoso, seja por sua natureza ou pela desproporção entre o valor e o preço ou pela condição de quem os oferece.

O crime também será punível ainda que o autor do outro crime que originou o combustível ofertado (furto, roubo, etc.) seja desconhecido ou isento de pena.

No entanto, se o agente for réu primário, o juiz pode diminuir a pena de 1/3 a 2/3 ou deixar de aplicar a multa em razão das circunstâncias e das consequências do crime.

Cargo público
Quanto ao empregado ou servidor público, o projeto prevê como efeito da condenação a perda do cargo, da função ou do emprego público, com a inabilitação para o seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

Será autorizada ainda a venda antecipada do bem apreendido para preservação do valor sempre que estiver sujeito a qualquer grau de deterioração ou depreciação ou quando houver dificuldade para sua manutenção.

Riscos de contaminação
O relator, deputado Ricardo Abrão, afirmou que a prática oferece riscos como contaminação ambiental, de corpos d’água, desabastecimento de centros urbanos, interrupção do fornecimento de combustíveis e até mortes. “Práticas ilícitas nessa seara são capazes de distorcer o mercado e criar graves riscos à incolumidade pública”, disse.

Segundo Abrão, o furto de combustíveis é uma operação extremamente perigosa devido às altas pressões envolvidas e às propriedades químicas dos produtos (inflamáveis, tóxicos e explosivos). “Essas subtrações são realizadas de forma amadora, o que eleva o potencial de risco da ação, expondo as comunidades próximas a possíveis explosões e mortes, o meio ambiente aos impactos decorrentes de vazamentos e a sociedade consumidora ao desabastecimento”, declarou.

Anualmente, são furtados aproximadamente 14,2 milhões de litros de combustíveis dos oleodutos da Transpetro, operadora de dutos da Petrobras, segundo dados do Ministério Público citados por Abrão.

O autor do projeto, deputado Juninho do Pneu, afirmou que a proposta busca coibir uma prática “tão dolosa” para o País. “O projeto visa, além da segurança de quem vive próximo aos dutos, evitar desastre ambientais e sobrepreço no valor dos combustíveis”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

Tags: Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Motta elogia aprovação de projeto que aumenta penas para receptação de celulares
Próximo artigo Governo libera R$ 83,5 milhões para o combate a pragas e doenças em animais ou plantas

Mais notícias desta categoria

Especialistas defendem reforma administrativa com foco em melhores serviços e fim de privilégios

6 dias atrás

Comissão aprova projeto que institui política de apoio ao turismo rural

6 dias atrás

Comissão aprova projeto que aumenta pena para estelionato praticado com “golpe do amor”

6 dias atrás

Cancelado debate sobre vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional

6 dias atrás

Cancelado debate sobre financiamento do Samu

6 dias atrás

Comissão aprova projeto que dá previsão legal para Disque 100 e prioriza pessoa idosa na telessaúde

6 dias atrás

Comissão aprova aumento de pena para furto de medicamento de alto custo do SUS

6 dias atrás

Comissão aprova medidas para inclusão de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho

6 dias atrás

Motta: reforma administrativa é um pacto republicano pelo futuro do Brasil

6 dias atrás

Comissão aprova criação de delegacias especializadas no atendimento a torcedores

6 dias atrás

Superendividamento de idosos preocupa deputados e especialistas; assista

6 dias atrás

Comissão aprova exigência de justificativa técnica para rejeição de laudos periciais por juízes

7 dias atrás

Talvez você também goste

Especialistas defendem reforma administrativa com foco em melhores serviços e fim de privilégios

Comissão aprova projeto que institui política de apoio ao turismo rural

Comissão aprova projeto que aumenta pena para estelionato praticado com “golpe do amor”

Cancelado debate sobre vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional

Cancelado debate sobre financiamento do Samu

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Esqueceu sua senha?