Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
Pesquisar
Lendo: Relator antecipa pontos do anteprojeto de reforma administrativa
Compartilhar
Aa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Aa
Pesquisar
Follow US
  • Advertise
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Nacional > Relator antecipa pontos do anteprojeto de reforma administrativa
Nacional

Relator antecipa pontos do anteprojeto de reforma administrativa

2 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

09/07/2025 – 22:16  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Grupo de trabalho sobre a reforma administrativa se reuniu nesta quarta

O relator do Grupo de Trabalho sobre a Reforma Administrativa, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), antecipou pontos do anteprojeto que pretende apresentar ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na próxima terça-feira (15), dentro do prazo de 45 dias de atividades.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) após a última audiência pública do grupo, que reuniu gestores de União, estados e municípios e parlamentares preocupados com riscos da reforma para os servidores públicos e a qualidade da prestação de serviços à população.

Em resposta aos deputados Rogério Correia (PT-MG) e Pedro Uczai (PT-SC), defensores de uma reforma sem alteração da Constituição, Pedro Paulo justificou a necessidade de apresentação de, pelo menos, uma proposta de emenda sobre o tema. “Eu também buscava fugir de uma proposta de emenda à Constituição [PEC], mas, por exemplo, se nós desejamos fazer uma reforma que envolva os três Poderes e os três entes [União, estados e municípios], é importante que o comando esteja na Constituição. Se nós vamos incluir a questão dos supersalários, do disciplinamento das verbas de caráter indenizatório, que muitas vezes se disfarçam em verbas remuneratórias, isso precisa ter comando na Constituição”, explicou.

Segundo Pedro Paulo, outros pontos já acatados pelo grupo de trabalho também precisam de tratamento constitucional. Ele citou como exemplos a institucionalização de concurso público nacional unificado, a revisão do estágio probatório e o reconhecimento do eixo digital para modernizar a prestação dos serviços públicos, que ele pretende reforçar como direito constitucional do cidadão. O relator acrescentou que uma “PEC dá robustez e profundidade para a proposta de reforma administrativa”.

Vários deputados, entre eles Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), André Figueiredo (PDT-CE), Ana Pimentel (PT-MG) e Sâmia Bomfim (Psol-SP), manifestaram receio de uma reforma administrava com perdas, punições e retrocessos para os servidores, como previsto nas discussões em torno da PEC 32/20, que chegou a ser aprovada em comissão especial da Câmara depois de muita polêmica, em 2021.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) resumiu o estado de alerta dos parlamentares diante do risco de se fazer “ajuste fiscal em cima dos servidores”. “Há uma preocupação gigante sobre os resultados do grupo de trabalho e há ainda uma incógnita acerca do que estará consolidado nessa minuta que será entregue justamente às vésperas do recesso parlamentar”, afirmou.

Pedro Paulo procurou tranquilizá-los. “Não será utilizada uma vírgula nem um artigo da PEC 32 na proposta que nós vamos apresentar. Nós não vamos tocar na estabilidade do servidor. Nós não vamos discutir tamanho do Estado e nós não vamos fazer processo de ajuste fiscal, porque não é o objetivo do grupo de trabalho. Então, isso é muito importante estar dito aqui para acalmar corações.”

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Esther Dweck: reforma já começou no Executivo

Medidas já implementadas
Na última audiência do grupo de trabalho, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que, no âmbito do Executivo federal, a reforma administrativa “já começou”, diante da necessidade de reverter o desmonte do governo anterior. “A capacidade do Estado brasileiro estava diminuída, tanto por uma política até de punição de servidores, não contratação e também de uma preocupação de reduzir o Estado e não de melhorar. A gente tem feito esse trabalho de transformação do Estado brasileiro a serviço da população, a serviço das pessoas e do desenvolvimento sustentável”, disse a ministra.

Esther Dweck citou 38 medidas já implementadas na reforma administrativa federal, algumas delas em parceria com o Congresso Nacional, como a Lei Geral dos Concursos, a nova Lei de Cotas e a associação da progressão no serviço ao bom desempenho (Lei 15.141/25).

A ministra informou que, em breve, o governo poderá encaminhar novas propostas: reforma do direito administrativo, direito de greve e negociação coletiva com base na Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Também há discussões em curso sobre gestão previdenciária única, centralizando os regimes próprios dos servidores; restrições a supersalários; e criação da carreira de analista técnico no Executivo federal.

A audiência pública também contou com as presenças do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do prefeito de Salvador, Bruno Reis, que apresentaram sugestões ao grupo de trabalho e detalharam recentes reformas em suas administrações.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Ana Chalub

Tags: Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Câmara aprova projeto que proíbe uso de animais em testes de cosméticos
Próximo artigo Plenário pode votar hoje renegociação de dívidas rurais contratadas até 2020

Mais notícias desta categoria

Especialistas defendem reforma administrativa com foco em melhores serviços e fim de privilégios

2 semanas atrás

Comissão aprova projeto que institui política de apoio ao turismo rural

2 semanas atrás

Comissão aprova projeto que aumenta pena para estelionato praticado com “golpe do amor”

2 semanas atrás

Cancelado debate sobre vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional

2 semanas atrás

Cancelado debate sobre financiamento do Samu

2 semanas atrás

Comissão aprova projeto que dá previsão legal para Disque 100 e prioriza pessoa idosa na telessaúde

2 semanas atrás

Comissão aprova aumento de pena para furto de medicamento de alto custo do SUS

2 semanas atrás

Comissão aprova medidas para inclusão de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho

2 semanas atrás

Motta: reforma administrativa é um pacto republicano pelo futuro do Brasil

2 semanas atrás

Comissão aprova criação de delegacias especializadas no atendimento a torcedores

2 semanas atrás

Superendividamento de idosos preocupa deputados e especialistas; assista

2 semanas atrás

Comissão aprova exigência de justificativa técnica para rejeição de laudos periciais por juízes

2 semanas atrás

Talvez você também goste

Especialistas defendem reforma administrativa com foco em melhores serviços e fim de privilégios

Comissão aprova projeto que institui política de apoio ao turismo rural

Comissão aprova projeto que aumenta pena para estelionato praticado com “golpe do amor”

Cancelado debate sobre vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional

Cancelado debate sobre financiamento do Samu

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Esqueceu sua senha?